Thursday, November 23, 2006

Relato do Jamil e o X-Ceará 2006

É galera, mais uma vez venho aqui falar de mais um recorde pessoal quebrado, mas antes de tudo queria comentar um pouco desse grande evento que é o XCeará. Esse campeonato antes para mim era algo inalcançável e pensava que somente os profissionais tinham direito de competir, como estava equivocado. Certa vez nosso grande amigo Paulo “Pai” disse: Se quisermos evoluir temos sim é que voar com os bons e isso é verdade, pois aprendi muito e dei um salto rumo ao aperfeiçoamento.
Nosso Ceará foi muito bem representado pelo nosso Piloto Flávio (Carcará) que ficou na 5ª posição, da minha parte fiz o melhor que pude e fiquei na 30ª posição, espero sinceramente que no próximo ano tenha mais pilotos cearenses inscritos e quem sabe não saia a vitória para um de nós. Quanto à organização do evento, demonstrou estar sincronizada e no meu ver a parte responsável pelo resgate foi a que se sobressaiu, mas como nada é perfeito vai minha critica construtiva: Acho que deveria ter uma única pessoa responsável pelo carregamento dos GPS, pois observei que eram alguns dos competidores que ficava responsável e muitas das vezes não era possível carregar em alguns momentos sendo assim necessário esperar que eles voltassem de seus vôos, mas no geral estão de parabéns.
É muito importante destacar a atuação do clube CNP para que os pilotos cearenses conseguissem participar da competição, tivemos apoio integral que se fez presente tanto na inscrição do campeonato como na hospedagem, brigaduuu!!!!!!!!!!!!
Vamos ao vôo que é realmente o que interessa, no começo não queria escrever nada sobre os vôos por estar chateado de não ter conseguido alcançar minha meta que era voar os três dígitos, ou seja, mais de 100 km, porém conversando com alguns amigos percebi que era tolice minha e que eu deveria era agradecer a Deus por tudo ter acontecido bem e de ter feitos ótimos vôos. Pensando bem eu quebrei meu recorde, pequeno? Sim, mas mesmo assim foi uma superação pessoal haja vista que o meu recorde de distância anterior era de 66 km e agora é de 82 km.
Segunda-feira foi o primeiro dia de competição valendo distância, decolei aproximadamente 13:00 e não perdendo muito tempo na frente da rampa engatei logo na primeira e tirei rumo ao cross, a rota era Quixeramobim, Boa Viagem, Tauá e Picos, após os três primeiros quilômetros percebi que o vento estava um tanto que de través e passei o rádio para a rampa para saber se eu podia ir na deriva do vento, para minha decepção fui informado que não era possível mudar tendo em vista que já tinha muitos pilotos há minha frente e eles estavam conseguindo forçar, então o jeito foi desafiar e seguir em frente. Uns três quilômetros de Uruquê merrequei tudo e decidi fazer bordos para pousar, neste momento o sentimento era de raiva, pois vi um parapente muito alto e havia bastante nuvem e eu ali a beira de pousar, mas como sabia que Quixadá se pode esperar tudo não desisti e fiquei aproado na frente de uma pedra esperando alguma coisa, alguns minutos depois bateu uma fraquinha que aos poucos foi se consolidando e me levou novamente a base da nuvem.
Chegando a Quixeramobim informei a rampa minha posição e altitude e continuei em frente rumo a Boa viagem, no meio do caminho o vento ficou mais de través dificultando ainda mais a rota. Tentei forçar, mas não deu o que acabou me deixando baixo em cima da cidade e não tive mais opção tendo que pousar muito cedo ali às 15:00. Então pensei estar bom demais primeiro dia com vento de través ainda consegui 82 km, nos próximos dias com a rota certa vou fechar os 100 tranquilamente.
Segundo dia eu estava mais animado decolei mais cedo e acabei me precipitando e fiquei pelo quilômetro 56, mas tudo bem ainda tinha mais três dias e nada de perder as esperanças, até porque as noticias era de que vários pilotos haviam “pregados” em custódia, algodões e etc... Terceiro dia e novamente apenas 53 km e eu já pê da vida, chegou o quarto dia e foi pior ainda fiquei antes de algodões que é aproximadamente uns 25 km e para completar no último dia um prego que quase arborizo. Acho que me empolguei de mais e fui precipitado nas tiradas, mas estou feliz da vida foi um aprendizado e tanto.
Pilotos vamos treinar para que próximo ano possamos fazer mais bonito ainda, pois temos uma galera muito boa voando e uma das melhores condições do Brasil se não do mundo. Então é isso bons e seguros vôos a todos.

Jamil Sales

No comments: