Wednesday, November 14, 2007

X-Ceará - Dia 3 (Possível dia de recorde do mundo)

Hoje, acabámos de ter a notícia que até ao momento o Gil Navalho está em 3º lugar da classificação geral provisória, Tomas Brauner (Checo) em 1º e Brett Zaengelein (Americano) em 2º.

Neste exacto momento (17.30h hora Portuguesa), estão 4 pilotos em voo com 280 kms feitos e ainda com 4.30h para voar pela frente. Esses pilotos são o: Frank Brown, Ceceu, Rafael Saladini e André Modelo. Toda a gente por aqui acha que é hoje o dia em que o recorde vai cair!

Neste terceiro dia o Paulo Reis, João Brito, Gil Navalho, descolámos bem cedo, ainda antes das 8.00h da manhã e após a saída para distância dos quatro primeiros pilotos, conseguimos sair juntamente com o grupo dos "caça recordes". O Gil conseguiu seguir com eles, mas eu e o João atrasámo-nos um pouco, pois este pessoal anda com um ritmo muito elevado e é dificil acompanhar. Também houve um momento de excitação depois de assistirmos a uma cascata de incidentes com um piloto, que seguia à nossa frente e que felizmente foi resolvido perto do chão e o piloto seguiu a voar.

O Carlos Brazuka descolou com o Tomas Browner e o Bratt Zangelain (1º e 2º classificados da prova) e deixou-os ficar aterrados logo atrás da descolagem e seguiu voando. Ficando a meio caminho entre Quixadá e Madalena, local onde ficou também o Paulo Reis e o João Brito ficou uns 10 kms à frente de ambos. O Paulo Reis esteve a fazer termo-dinâmico em frente a uns rochedos a 100 m do chão de acelerador a fundo e mesmo assim teve de se atirar para trás da encosta. Neste dia andava-se a 80-90 kms/h com vento de costas.
O Paulo Reis ainda conseguiu apanhar uma boleia de uma carrinha e fazer um segundo voo, já com muito vento e alguns Cb´s a formarem-se. O Vário do Compeo, marcou 106kms/h de velocidade máxima a certa altura. Deve ter sido dos últimos pilotos a descolarem, pois o vento já estava muito forte, tendo de avançar de acelerador a fundo, com o céu todo tapado e poucas ascendências, tendo aterrado de novo na mesma zona do primeiro voo, juntamente com algumas Asas Delta com quem voou. O João Brito esteve a socorrer um piloto que se acidentou perto dele ao aterrar com vento forte. Á partida não deve ser nada de grave e o socorro foi rápido e eficaz! Não temos notícias do Gonçalo que foi mais tarde para a rampa???? O Carlos Brazuka está a receber um massagem aqui no hotel e eu devo ir a seguir! Estivémos a tomar banho na psicina e o João Brito está a dormir numa rede com uma paisagem fantástica. Se pudermos daremos notícias do voo do Gonçalo. O Gil acabou de chegar e aterrou em Madalena (60 kms).

No comments: